Centros da Fundação CASA do interior e Senac São Paulo promovem Festival de Moda

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Evento, com direito a desfiles, talk show e palestra, marca a cerimônia de premiação da 1ª edição do Festival de Moda, que foi realizado nos moldes de uma Fashion Week.

Jovens, de ambos os sexos, e que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA localizados nas cidades de Atibaia, Campinas, Cerqueira César, Irapuru, Sorocaba e Taquaritinga, participaram na última quinta-feira (13/04) da etapa final do I Festival de Moda, em parceria com o Senac São Paulo, na unidade Lapa Faustolo, situado na zona oeste da capital paulista.

O 1º Festival de Moda tem como objetivo reconhecer o talento e a criatividade dos adolescentes durante as aulas do curso de educação profissional “Customização de Bonés e Camisetas”, ministrado pelo Senac, nos centros da Fundação CASA localizados no interior do estado.
A cerimônia de premiação do festival contou com um desfile realizado no mesmo molde de uma “Fashion Week”, ou seja, haverá uma passarela, banca de jurados, talkshow e palestra.

Seis centros da Fundação CASA participarão dos desfiles, sendo cinco masculinos e um feminino: Os CASAs Atibaia (DRVP), Laranjeiras (Campinas – DRMC), Cerqueira César (feminino – DRS), Irapuru I (DRO), Sorocaba II (DRS) e Taquaritinga (DRN).

Após os desfiles, a comissão avaliadora, formada por professores do Senac São Paulo, profissionais da Fundação CASA e convidados, teve a responsabilidade de escolher as três melhores coleções apresentadas pelos adolescentes, além de entregar troféus para os centros socioeducativos e medalhas para as equipes de primeiros, segundos e terceiros colocados.

A comissão utilizou como critérios de avaliação a adequação (grau de pertinência entre o tema proposto com o look executado), a comunicação (efeito visual da produção em exposição), a criatividade, o trabalho em equipe, entre outros critérios.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o evento foi muito positivo para todos. “É uma forma de abordar conceitos do empreendedorismo e apresentar para esses adolescentes as várias possibilidades que o mercado de trabalho oferece”, comentou.

Para o Senac, a ação é um compromisso social. “Atuar com a Fundação Casa é trabalhar na nossa missão de transformar vidas por meio da educação profissional e nos permite desenvolver o potencial de milhares de jovens, contribuindo para que possam expandir as suas possibilidades de futuro”, afirma Josiane Serrano, gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.

Sobre o Festival

O tema desta edição será “Música e Artistas”, e cada equipe selecionou uma música que foi tema da produção, condizente com a coleção confeccionada, e que irá compor o desfile final. O festival foi dividido em duas etapas.

A primeira etapa começou em 09 de janeiro, quando os adolescentes dos centros socioeducativos deram início à criação de suas coleções de camisetas e bonés customizados.

Cada um dos centros formou equipes de dez jovens, nas quais cinco jovens foram os responsáveis por desfilarem os itens e um apresentou toda a coleção.

Ao total, cada equipe criou cinco conjuntos diferentes de camisetas e bonés, elaborados de acordo com o tema principal. O design dos itens foi livre, podendo ser do tipo moda de rua, alta costura, dentre outros, mas trouxe uma concepção da ideia do grupo que dialoga com o tema escolhido.

A primeira etapa ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, quando os centros socioeducativos promoveram desfiles preliminares de suas coleções de camisetas e bonés customizados.

Os desfiles foram gravados e os looks fotografados e enviados para a comissão organizadora do evento, composta pelas equipes gestoras do Senac e da Fundação CASA, que selecionaram as seis melhores coleções para participarem da etapa final.

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